Páginas

Translate

PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de maio de 2012

Informações sobre os BAFÔMETROS


ETILÔMETRO E ETILOTESTE - O QUE SÃO?

Etilômetro é o nome técnico, dado pelo INMETRO, para o bafômetro que é aprovado de acordo com o Regulamento Técnico Metrológico - RTM-006/02. Somente após esta aprovação, o etilômetro está apto a receber a HOMOLOGAÇÃO DO DENATRAN, conforme exige o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. E os resultados gerados por estes aparelhos, HOMOLOGADOS, constituem prova legal.

Outro termo definido pelo INMETRO é o Etiloteste, que é um bafômetro que não foi submetido à aprovação do INMETRO e nem à homologação do DENATRAN. Portanto, o resultado gerado pelo etiloteste não constitui prova legal.


BAF-300 e BDE-100
Etilômetro BAF-300 e etiloteste BDE-100


Para que o teste realizado por um etilômetro seja legal, o ar analisado deve ser aquele do baixo pulmão ou ar alveolar. Este ar só é obtido quando o indivíduo sopra o etilômetro até o final de sua capacidade respiratória.


TESTES: MANUAL, PASSIVO E QUANTITATIVO (ATIVO)

TESTE MANUAL: é o teste em que o operador do etilômetro aciona manualmente a coleta do ar a qualquer instante, não havendo garantia de que o ar coletado tenha sido o alveolar. Neste teste a coleta é feita uma única vez e o ar é coletado através do sopro num bocal descartável. O valor apresentado como resultado não pode ser considerado prova legal.

TESTE PASSIVO: é um tipo de teste manual, porém, a coleta é feita diversas vezes consecutivas, garantindo assim que além do ar existente dentro do bocal descartável, o ar ambiente também está sendo coletado. Este teste não apresenta valor medido, apenas indica se existe, ou não, álcool no ar amostrado. Assim o resultado apresentado deve ser apenas POSITIVO ou NEGATIVO e não pode ser considerado prova legal.

TESTE QUANTITATIVO OU ATIVO: é o teste em que etilômetro realiza a coleta do ar soprado de FORMA AUTOMÁTICA, sem interferência do operador. Neste teste a coleta é feita uma única vez após o término do sopro, de modo a analisar apenas o ar alveolar. Este é o único teste de etilômetro que seu resultado pode ser considerado prova legal.


BAF-300 COM TESTE PASSIVO


O BAF-300, fabricado pela ELEC, é o único etilômetro de fabricação nacional aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.

O teste passivo existe em alguns modelos de equipamentos. O que é novidade é um etilômetro aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN ter também a função de realizar o teste passivo.

Existem no mercado etilômetros BAF-300 que realizam o teste passivo e outros que não realizam, embora exista um único modelo de BAF-300. A função para este teste está presente em todos os equipamentos, podendo ser ativada ou não, de acordo com a solicitação dos nossos clientes. Este teste originalmente foi criado para que alguns clientes pudessem verificar se o local onde seria realizado o teste estava, ou não, contaminado por álcool advindo de produto de limpeza ou advindo de outra substância.

O teste passivo é utilizado apenas para triagem de motoristas que devam ser submetidos ao teste quantitativo (ativo) do etilômetro.

A diferença entre o teste passivo realizado pelo BAF-300 e o realizado por etilotestes é que o BAF-300 tem atestada pelo INMETRO a sua capacidade de medir apenas álcool, dentro dos padrões legais de medição.

O BAF-300 não requer o uso de bocal para a realização do teste e não requer que a pessoa sopre em direção ao bocal. Basta que ela fale próximo ao etilômetro para que o ar seja captado.

O programa LEI SECA desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro tem obtido resultado expressivo no controle da mistura álcool x volante e, neste programa também o BAF-300 está presente.

No controle aquático, onde a responsável é a Marinha do Brasil, o BAF-300 é o único etilômetro utilizado.


ELEC IND. COM. DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO LTDA.
www.elec.com.br




AVISO LEGAL:
Esta mensagem da ELEC, incluindo seus anexos, é destinada exclusivamente a esclarecer dúvidas, sendo o seu conteúdo de propriedade da ELEC, não podendo o mesmo ser utilizado para outro fim se não o de esclarecer. Qualquer pessoa física ou jurídica, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, sem autorização prévia do autor, é ilegal, sujeitando o infrator às penas da lei. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retornem este e-mail, eliminando o conteúdo de sua base de dados, registros ou sistema de controle. Informações transmitidas por e-mail podem ser alteradas por terceiros, não havendo garantia de que sua integridade foi mantida e que esteja livre de vírus, interceptação ou interferência, não podendo ser imputada qualquer responsabilidade à ELEC com relação ao seu conteúdo.

Um comentário:

  1. Bom dia. Preciso da tela display do modelo BDE-100, se tiver me chama ai contato: 61 998252039, sou Antonio Soares, trabalho na empresa Guanabara.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...